sexta-feira, 12 de julho de 2013

COMO O ETERNO DEUS SE COMUNICA COM OS HOMENS



 AS COMUNICAÇÕES DE DEUS

      
Afinal de contas, qual é o caráter de nosso Deus no que se refere a comunicação com    os seres humanos?

Vários são os entendimentos:
                           Um deles é que Deus absolutamente não se comunica conosco.
Outro é que Deus se comunica conosco através dos seus profetas.
Outro é que Deus se comunica conosco unicamente através da Bíblia.
                           Outro é que Deus se comunica conosco através da Bíblia, mas em forma codificada de tal maneira, que nos não possamos entender e que fiquemos a mercê dos interpretes de plantão.

Como avaliar o primeiro? 
Ora, se Deus não se comunica conosco é porque esse contato não lhe interessa, e nessas condições o mundo “anda por si mesmo”.

Como avaliar o segundo?
Se Deus se comunica conosco através dos seus profetas, e, se há verdadeiros e falsos profetas,  Deus nos dará condições para discernir quais são os verdadeiros e falsos profetas, é muito importante que usemos as regras dadas por Deus para  saber quem é profeta verdadeiro e quem não é, com certeza se o pretenso profeta falhar em uma única característica dada por Deus tratar-se-há de um falso profeta; é muito importante também distinguir um profeta de um vidente  se nosso livro base for a Bíblia, ela nos dará claramente a distinção entre profeta e vidente, mas isso é assunto para outro dia.

O terceiro entendimento é que Deus se comunica conosco através da Bíblia.
Bem se a Bíblia é a forma mais estável na comunicação entre Deus e os homens, (Jesus diz que é assim), essa comunicação não pode ser cifrada de maneira que somente alguns fossem capazes de entende-la (Jesus nos mostra que o entendimento Bíblico está ao alcance de qualquer um que queira ler); Não faria sentido que Deus nos enviasse uma mensagem que não pudéssemos entender.

O quarto entendimento é uma conseqüência do terceiro.
Se a Bíblia fosse codificada  para que os mais simples não pudessem entende-la não haveria necessidade dessa comunicação pois em última instância essa comunicação dependeria da explicação dos profetas de plantão, os quais fariam o que quisessem pois a única forma de conhecer um falso ou verdadeiro profeta está na Bíblia e sem conhecer a bíblia eu não teria condições de  distinguir um falso de um verdadeiro profeta.
 Finalmente, como eu sou um leitor da Bíblia, procuro lê-la e entender claramente o que ela está dizendo sem mitos nem fantasias, nem racionalizações que visem  forçar uma conclusão que mais me agrade ou com a qual eu esteja tentando convencer terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário