quinta-feira, 29 de agosto de 2013

SELEUCIDAS E PTOLOMEUS; OS GREGOS ESQUECIDOS

SELEUCIDAS E PTOLOMEUS; OS GREGOS ESQUECIDOS



                                                                                          eloy arraes vargas

          Talvez me falte inteligência, talvez todos os livros e enciclopédias que eu tive as mãos ou estudei estejam erradas, pois não consigo entender  o fato de que esses livros me falam muito sobre os Seleûcidas, os Antíocos e os Ptolomeus, porém quando vou procurar estudos bíblicos, como por encanto esses imensos reinos (verdadeiramente impérios) desaparecem.
         Quando procuro estudar com foco no período - inter testamentário -  tudo vira fumaça, já houve até um pregador que pretendia me convencer que não existira um período histórico entre os testamentos e que em seguida ao livro de Malaquias nascera Jesus - o Messias - e que por isso a contagem do tempo estava totalmente errada.
         Maluquices aparte, o fato é que, no mundo protestante e evangélico, procura-se ocultar aos fiéis todo esse período, e ninguém se propõe a explicar  os nomes das cidades citadas por Paulo em suas viagens missionárias e outras como Ptolemaida, Seleucia, e pelo menos duas Antioquias as quais são citadas no novo testamento, há outras mais mas não vamos nos alongar.
      O "Império" Selêucida e o "Império" dos Ptolomeus durou séculos e nesse tempo dominaram partes da região ao ocidente do Rio Jordão, onde está Jerusalém.
      No link http://eloyarraes.blogspot.com.br/2013/05/os-imperios-do-oriente-medio-e-os-povos.html.  há um estudo razoável sobre esse assunto e nos mostra quando foi que Seleuco e Ptolomeu dominaram a Síria e o Egito e até quando durou esse império.
      O império do Egito se manteve razoavelmente estável, porem o de Seleuco começou pequeno, depois cresceu e ficou quase igual ao que fora o império de Alexandre e finalmente encolheu; quando os romanos chegaram depois de conquistar o Egito, o império Seleucida se resumia a Síria, Palestina e pouca coisa mais.




                                          Dois mapas do império dos Seleucidas    
                O segundo mapa  é de 90 ac e mostra como o império já havia encolhido.
                Quando os Romanos chegaram em 64 ac o império seleucida era menor ainda.; os Seleucidas dominaram as terras da palestina  por quase 200 anos, com maior ou  menor poder, não há como ignora-lo - nunca devemos esquecer que o império seleucida era um império grego, e assim sendo os gregos dominaram a palestina até 64 ac quando foram derrotados definitivamente pelos romanos.
                 Esse tema tem muita história, vale a pena pesquisar - faça isso.



Um comentário:

  1. Muito bom estudo, parabens!
    Realmente, as igrejas distorcem demais as profecias; porque esquecem que o significado primeiro das profecias é a questao da guarda/ transgressao da toráh.
    Eles falam muito no apocalipse de joao,mas nao gostam de estudar a toráh, que é a instruçao. Como entender ,por exemplo, um texto em lingua portuguesa sem ter aprendido a ler em portugues?
    Bem, eu tenho uma opiniao sobre uma profecia de joao(ap 17:11)
    1)Israel. 2)babilonia 3) persia 4) grécia( os seleucidas tbm sao gregos..) 5) Roma (os bizantinos tbm sao romanos..) 6) o Islã 7) o Império Britanico , e 8) Novo Estado de Israel.
    Lembrando que tudo começa e termina em Israel. E , alem disso, a babilonia somente domina Israel pq os judeus estavam em transgressao da toráh. Agora, mesmo apos o cumprimento da profecia de Ezeq 37( em 1948) os judeus permanecem "rejeitando as palavras do profeta, cito dt18) e isso é uma clara transgressao da toráh.
    Portanto, é isso que eu acho.
    No fim, so será salvo quem guardar a toráh e o testemunho de yeshua ha mashiach.
    E serao poucos.

    ResponderExcluir